A segurança do motorista é importante. Isso só é possível quando se mantém os cuidados com o carro.
Publicado em 11 de novembro de 2020

8 cuidados com o carro para adotar no dia a dia

Muitos donos de veículos, não se atentam aos cuidados com o carro. Essa falta de atenção, geralmente se dá por conta da correria do dia a dia, que acaba resultando em alguns problemas que poderiam ter sidos evitados por uma simples revisão.

Nesse sentido, a manutenção preventiva aumenta a durabilidade do seu carro, assim como evita a probabilidade de acidentes.

Pensando na segurança de nossos associados, a ABM Auto preparou algumas dicas básicas de cuidados com o carro para aplicar na sua rotina. Confira!

Veja 8 dicas de cuidados com o carro

1 – Freios

Os donos de veículos devem ser atentar à parte mais importante dos cuidados com o carro, o sistema de freios. Com isso, checar sempre o fluído (nível de óleo utilizado na frenagem dos veículos), as luzes, e se há algum desgaste nas pastilhas e discos de freios.

2 – Motor

O motor do carro também exige atenção especial. Atente-se aos barulhos e ruídos que a peça pode emitir, pois isso indica problemas maiores. Além disso, é bom verificar a emissão de fumaças e o óleo do motor. Essa manutenção exige uma troca de óleo a cada período de vida útil especificada por cada montadora de veículo. Para este tipo de cuidado com o carro, é importante visitar um centro automotivo de confiança.

3 – Radiador

O radiador ou sistema de arrefecimento é a parte motora responsável pela refrigeração do carro, mantendo sua temperatura ideal. O recomendado é que o motorista cheque o nível de água do radiador e o nível de óleo do motor, ao menos uma vez por mês. Esses cuidados com o carro, evitam o aumento do consumo de combustível, o comprometimento da junta do cabeçote e o superaquecimento do motor.

4 – Pneus

A atenção para os pneus é um dos cuidados com o carro que demanda menos tempo. Ainda mais que o motorista pode verificar a calibragem dos pneus num posto à caminho do trabalho. Com esse cuidado, você aumenta o tempo de vida útil dos pneus garantindo a sua aderência e diminuindo o seu desgaste.

É válido tomar esses cuidados com o estepe do seu veículo também. E se houver necessidade, procurar uma oficina para realizar serviços de balanceamento e alinhamento dos pneus.

5 – Bateria

A função bateria é armazenar e distribuir a energia para o funcionamento elétrico e eletrônico do veículo. Nesse aspecto, os cuidados com o carro necessários são: verificar sempre se os cabos estão limpos e bem fixados aos pólos da bateria, testar o sistema de carga de partida (alternador e motor de partida). É válido lembrar que o automóvel parado também tem gasto de energia, sendo assim, o indicado é que desligue o cabo terminal positivo, caso o seu carro fique estático por mais de 20 dias.

6 – Correias Dentadas

Para um bom funcionamento do motor, o serviço das correias dentadas é essencial. Seu papel é fazer a ligação entre as árvores de manivelas e o eixo do comando de válvulas. A prevenção de problemas se dá pela troca das correias dentadas segundo o manual da montadora do veículo, devido a desgastes e rachaduras ou aproximadamente a cada 50.000 quilômetros rodados.

7 – Embreagem

Muitos motoristas têm a péssima mania de descansar o pé no pedal da embreagem. Com o passar do tempo, esse costume pode desgastar as pastilhas e os pedais de embreagem. Sendo assim, um dos cuidados com o carro em relação a embreagem, é apoiar o pé no chão do veículo.

8 – Associe-se a uma proteção veicular

Tendo em vista todos os cuidados com o carro de maneira preventiva, seja como for, não descarte a associação de proteção veicular !Ainda mais que não podemos contar com as eventualidades que a cidade grande nos emprega.

Conheça os benefícios em ser um associado. A ABM Auto também tem oficinas parceiras, assim você poderá realizar os cuidados com o carro em um centro automotivo de confiança!

Black Friday é na ABM Auto!

Agora que você já sabe os cuidados com o carro que deverá tomar, pode deixar a parte burocrática com a gente! A melhor associação de proteção veicular do RJ, disponibilizou no mês de novembro, duas grandes novidades: para você que já é nosso associado e para você novo associado. Confira:

  • você que já é associado ABM Auto, ao indicar um amigo, terá sua mensalidade isenta no próximo mês;
  • para o novo associado do mês de novembro, o benefício é a primeira mensalidade adiada para 70 dias do seu primeiro vencimento, além de ganhar o serviço adicional de vidro garantido durante 6 meses.

Ficou interessado? Entre em contato com a gente!

E não esqueça de acompanhar nosso blog. Fique por dentro de todo o mundo automotivo!