Um acidente rodoviário ou acidente de trânsito, é um evento infeliz que pode ser evitado.
Publicado em 25 de novembro de 2020

Acidente de trânsito: veja como agir corretamente!

Devido à correria da nossa rotina, as vezes tanto por imprudência de outros motoristas quanto erros que cometemos por falta de atenção, acabamos nos envolvendo em um acidente de trânsito. A partir disso, sendo eles leves ou graves, raramente sabemos como agir.

Preparamos esse artigo baseado no Código Brasileiro de Trânsito. Se por acaso acontecer alguma eventualidade, você como condutor saberá como proceder nessa condição!

Acidente de trânsito com vítimas

Sinalize o local do acidente

No primeiro momento num acidente de trânsito, o indicado é que o condutor acione o pisca-alerta para avisar os seguintes motoristas que aconteceu um problema. Após isso, se for seguro, o motorista deverá sair do carro e fazer uso do triângulo de sinalização. A regulamentação indica colocar o triângulo a, pelo menos, 30 metros do local do acidente. Para facilitar,o motorista poderá contar 30 passos largos a partir da traseira do veículo.

Verifique o estado de saúde da vítima

Em segundo lugar, percebendo que há vítimas feridas no acidente de trânsito, o correto é ligar para o atendimento de emergência. Veja, a seguir, os telefones de utilidade pública:

Polícia Militar (190);
Samu (192);
Corpo de Bombeiros (193);
Polícia Rodoviária Estadual (198).

Não mexa na vítima e nem no local do acidente

Em nenhuma das hipóteses podemos mexer na vítima, mesmo que seja na intenção de ajudar. Por exemplo, se em caso de perfurações, a vítima pedir para que remova um objeto devido a dor causada, isso pode causar uma infecção, sangramento, dificultando o atendimento médico e comprometendo a saúde em geral.

Em caso de acidente de trânsito com motociclistas, não devemos retirar o capacete. Diante dessa ação, podemos lesionar a coluna vertebral da vítima, causado danos maiores.

Algumas pessoas pensam em retirar o veículo do local para evitar aglomeração e facilitar o acesso ao acidente. Só realize esse procedimento, se a Polícia Militar pedir. Caso contrário, será considerado alteração do local do crime.

Acidente de trânsito sem vítima

Remova os veículos da pista

Tendo em vista a situação de acidente de trânsito sem vítima, é permitido a remoção dos veículos para o acostamento ou um lugar mais seguro. Desse modo, poderá evitar novos acidentes e contribuirá para a fluidez do trânsito.

Mantenha a conversa

Visto que o acidente de trânsito não houve vítimas, é considerado de gravidade leve. Sendo assim, o ideal é manter a calma e o diálogo para acertar os danos e os devidos responsáveis.

Realize o boletim de ocorrência

Mesmo se os envolvidos no acidente de trânsito já tiverem resolvido a situação através do diálogo, é indispensável o registro do boletim do ocorrência. Dessa forma, posteriormente os condutores poderão ingressar em alguma ação judicial e/ou entrar em contato com a associação de proteção veicular.

Acione o serviço de proteção veicular

É essencial que o motorista exemplar seja prudente e cauteloso no trânsito. Porém, infelizmente não estamos livres de situações de sinistro como: roubo, furto, colisões e acidente de trânsito. A partir dessa problemática, mantenha-se tranquilo e amparado pois a ABM Auto é a melhor cooperativa de proteção veicular do RJ, garantindo os melhores benefícios ao seus associados.

Black Friday da ABM Auto! Venha conferir

Já é nosso associado? Indique um amigo!

Os nossos associados que indicarem um amigo, terão a sua mensalidade no mês seguinte isenta. Entre em contato com a gente!

Ainda não é associado? Sua chance é agora!

O novo associado que fechar contrato com a gente no mês de novembro, terá sua primeira mensalidade prorrogada para até 70 dias do seu primeiro vencimento. Quer mais? Você também terá o serviço adicional de vidro garantido por 6 meses.
Fale conosco e tire suas dúvidas!

Gostou do nosso artigo? Acompanhe nosso blog!