Bombeiros socorrem vítimas de acidente na estrada
Publicado em 04 de dezembro de 2020

Saiba o que fazer ao se envolver em um acidente na estrada

É um fato que todos nós estamos sujeitos a nos envolver em algum acidente na estrada, seja por culpa nossa ou de terceiros. Afinal, diariamente somos dependentes do transporte automotivo. A idéia da ABM Auto neste artigo não é passar um sermão sobre a segurança no trânsito, mas dar dicas de como reagir e quais procedimentos tomar diante dessa situação limite. Acompanhe!

Acidente na estrada: a imprudência no volante

No Brasil, infelizmente a taxa de acidente na estrada é altíssima, muito pela falta de atenção e responsabilidade que alguns motoristas demonstram.

Segundo levantamento da Confederação Nacional do Transporte (CNT), em 2018 foram registrados nas rodovias federais cerca de 69.206 acidentes, sendo 53.963 com vítimas (mortos ou feridos). Do total de vítimas, 5.269 foram fatais.

Incluindo feridos, em média, ocorreram 82 acidentes com vítimas a cada 100 quilômetros de rodovia em 2018.

Caso você se envolva em um acidente na estrada, precisa saber que, em primeiro lugar, você terá que manter a calma ao se deparar com essa situação!

Em relação a sua saúde, é importante que uma equipe médica seja rapidamente acionada!
Porém, não é só a saúde que preocupa um motorista, geralmente em um acidente na estrada, além dos danos físicos, o dano material é grave e muitas vezes irreversível. E se você não contar com uma proteção veicular, fica ainda mais complicada a situação.

Como lidar com um acidente na estrada?

Indique que no local ocorreu um acidente

É muito importante sinalizar a área, para evitar que aconteça um acidente ainda maior envolvendo outros veículos. Nesse caso, você poderá utilizar o triângulo de segurança do seu carro, posicionado-o a pelo menos 30 metros do veículo envolvido.

Também é recomendável ligar o pisca alerta para os outros motoristas fiquem atentos ao ocorrido.

Caso haja feridos, procure ajuda o mais rápido possível!

Sempre nesses casos é preciso acionar profissionais de saúde e resgate, como ambulância e bombeiros.

Mas ainda é necessário também acionar a polícia militar (190) ou a guarda municipal (153) para se deslocar até o local do acidente.

Faça o B.O

O boletim de ocorrência é sempre necessário para registrar o ocorrido, ele é utilizado para dar continuidade nos processos criminais ou que envolvem algum tipo de indenização, servindo também para acionar a seguradora.

Acione a proteção veicular

Acidente na estrada, geralmente, envolve colisões. A proteção veicular cuida da resolução desses problemas. E nesse caso, a ABM Auto direciona o veículo para uma oficina credenciada, onde serão reparados todos danos ao seu carro.

Seguro DPVAT

É sempre bom lembrar que em caso de acidente na estrada, os motoristas, pedestres e seus parentes (em caso de falecimento) poderão pedir indenização via Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre (DPVAT).

Evite se aglomerar!

Para os curiosos de plantão, acidente na estrada não é uma atração! Portanto, não fique aglomerado em volta do acidente! Atitudes como essa podem provocar novas vítimas que por imprudência estavam observando o local do acidente.

Aviso Importante!

Não tente ser “esperto” e fugir do local, porque além de ser uma atitude antiética, é considerada criminosa.

Segundo o Código Penal, “Art. 135 – Deixar de prestar assistência, quando possível fazê-lo sem risco pessoal, à criança abandonada ou extraviada, ou à pessoa inválida ou ferida, ao desamparo ou em grave e iminente perigo; ou não pedir, nesses casos, o socorro da autoridade pública: Pena – detenção, de um a seis meses, ou multa.”

Conheça a ABM Auto!

A ABM Auto oferece proteção veicular com os melhores preços do mercado e até seguro para passageiros. E ainda temos: cobertura contra colisão, roubo e furto, assistência jurídica, indenização a terceiros, carro reserva, vidro garantido e serviços 24 horas. Se interessou? Entre em contato e seja um dos nossos associados!

Gostou deste artigo? No Blog da ABM Auto você encontra conteúdos exclusivos. Confira!