Homem frustrado com a pane elétrica no automóvel
Publicado em 04 de dezembro de 2020

Pane elétrica no automóvel: veja causas e o que fazer nessa situação

Todo automóvel depende que a parte elétrica esteja em bom estado. Por conta disso, qualquer defeito vindo desse componente precisa ser resolvido da forma mais rápida e eficiente possível. Visando esse problema, a ABM Auto elaborou esse artigo para mostrar as causas de pane elétrica no automóvel. Acompanhe!

Pane elétrica no automóvel: como identificar?

Quando falamos sobre pane elétrica no automóvel, é importante deixar claro que o motorista é a parte mais importante para evitar ou contornar da melhor forma possível esse tipo de contratempo.

Não estamos dizendo que o proprietário do veículo precisa ser um profissional da mecânica! No entanto, caso ele procure entender um pouco mais sobre como funciona a parte elétrica, a resolução se torna mais fácil.

O conhecimento, mesmo que seja mínimo, em alguns detalhes da mecânica do seu carro, já ajuda bastante.

Afinal, a pane elétrica no automóvel sempre se dá por conta do mau funcionamento dos componentes que constituem a rede elétrica de um carro.

Se você nota que os fusíveis dos faróis estão queimando constantemente, que a luz de seta pisca descontroladamente e, ao girar a chave na ignição, as luzes do painel e o rádio desligam e ligam, são sinais de problema!

Bateria

Considerado pela mecânica como o coração do veículo, a bateria é peça fundamental para qualquer automóvel. E mesmo sendo uma peça super importante, ela também está listada entre os principais motivos da pane elétrica no automóvel!

Como a sua função é fornecer energia para o motor e alimentar o sistema elétrico, é fundamental fazer a sua manutenção sempre que for possível.

O mau funcionamento da bateria também pode ser notado pelo condutor quando as luzes do veículo não acederem ou ficarem mais fracas.

Para evitar que esse problema ocorra, é recomendável o desligamento correto de todos os componentes elétricos do carro, principalmente aqueles que são ligados diretamente à bateria.

Injeção eletrônica

Uma dica é sempre prestar atenção no momento que o veículo está desligado. Caso a luz da injeção apareça no painel, pode ser um sinal que o componente não está em bom estado.

O motorista deve sempre ficar atento a todos esses sinais. No entanto, se esse problema persistir, é importante contar com uma assistência especializada.

Alternador

O alternador tem a missão de transformar toda energia mecânica em elétrica. Quando faz essa função corretamente, consegue deixar a bateria 100% carregada e atuando com força total.

Para verificar os sinais de mau funcionamento do alternador, é bem simples. Afinal, os sinais são semelhantes aos da bateria. Isso acontece porque esses dois sistemas são interligados.

Correia do alternador

O uso excessivo da peça pode ser a principal causa da pane elétrica no automóvel, tendo em vista que esse componente é feito quase que inteiro de borracha.

Dica!

No geral, a pane elétrica é identificada como um problema no sistema de alimentação do carro, podendo ser pelo desgaste da bateria ou mau funcionamento do alternador. Para saber a causa da pane elétrica no automóvel é importante testar essas duas peças. A bateria é testada com o automóvel desligado.

Quer conhecer a ABM Auto? Fale conosco!

A ABM Auto oferece proteção veicular com os melhores benefícios do mercado e até seguro para passageiros. E ainda temos: cobertura contra colisão, roubo e furto, assistência jurídica, indenização a terceiros, carro reserva, vidro garantido e serviços 24 horas.

Se interessou? Entre em contato e seja um dos nossos associados!

Gostou deste artigo? No Blog da ABM Auto você encontra conteúdos exclusivos. Confira!