Homem preocupado com o pneu do carro furado
Publicado em 04 de dezembro de 2020

Pneu do carro furou no meio da estrada? Saiba o que fazer!

Pneu do carro furado é um problema chato e recorrente. Nenhum motorista quer um contratempo desses, mas infelizmente nenhum veículo está imune a esse problema. Com isso, a ABM Auto fez questão de dar algumas dicas de como agir nessa situação. Acompanhe!

Cuidados com o pneu

O pneu do carro é uma peça importantíssima na composição de um veículo. O bom desempenho dele permite que o carro se desloque por grandes distâncias, de maneira rápida e segura. Porém, mantê-los em bom estado não é algo bem simples.

Afinal, o pneu é um componente do carro que tem contato diretamente com o chão, gerando atrito toda vez que o automóvel é utilizado. Isso faz com que a peça fique em péssimas condições muito rápido.

É sempre muito importante ficar atento ao limite de carga que o pneu do carro pode aguentar.

Deste modo, quanto mais peso o carro carregar, fica mais fácil danificar o pneu. Isso porque o tecido pode ficar mais sensível a danos na estrutura externa, sofrendo com arranhões; ou internas, como rasgos.

O que fazer quando o pneu do seu carro furar?

Encoste o carro

Para ajudar, a dica é acionar o pisca alerta e assim mostrar aos outros condutores que algo está errado.

O recomendado é que se trafegue pelo acostamento, se houver, ou então o mais afastado da pista.

Utilize o estepe

A sua função é basicamente servir como um pneu reserva, sendo utilizado quando o pneu principal é 100% danificado.

Porém, é bom lembrar que o estepe não pode ser usado como o pneu definitivo do carro, é apenas um “quebra galho”. Seu uso excessivo pode acabar estourando a borracha do pneu, podendo até causar um acidente. Pois segundo especialistas: “A maioria dos veículos com estepe temporário só pode andar no máximo a 80 km/h e em uma distância média de 80 km. Ignorar as regras é perigoso. Caso o condutor ultrapasse a velocidade, a borracha do pneu pode estourar.”

Acione a proteção veicular

Em casos onde o motorista não tenha um estepe disponível ou não tenha outras alternativas, a melhor opção é sempre acionar a associação de proteção veicular e aguardar o auxílio dos profissionais. Em certas situações é necessário chamar até o reboque. E isso tudo é por conta de proteção veicular!

Aviso importante!

Em hipótese alguma continue dirigindo! Nem mesmo com o pneu do carro murcho, pois o veículo começa a ter problemas na frenagem, o que pode causar graves acidentes.

Venha para ABM Auto!

Não sabe o que fazer quando o pneu do seu carro te deixa na mão? Aqui na ABM Auto, os associados não precisam se preocupar com isso! Somos uma associação de proteção veicular que coloca os associados em primeiro lugar! Realizamos troca de pneus em qualquer lugar ou hora. Venha nos conhecer!

Gostou deste artigo? No Blog da ABM Auto você encontra conteúdos exclusivos. Confira!