Motorista abre a porta do carro com cuidado
Publicado em 04 de dezembro de 2020

Bater a porta do carro pode danificar o veículo? Descubra!

Geralmente, quem é passageiro possui um péssimo hábito de bater a porta do carro com muita força, e a maioria dos motoristas ficam loucos quando isso acontece. Afinal, é um risco para o veículo e talvez uma batida muito forte, possa acabar danificando algumas peças. Nesse artigo, a ABM Auto tratou de comprovar ou desmistificar esse assunto tão polêmico. Acompanhe!

Bater a porta do carro: é um risco?

“Meu carro não é uma geladeira para você bater a porta assim”. Quem é motorista, alguma vez já usou desse tom irônico ao se referir a um passageiro que usou mais força do que necessário para fechar a porta do carro.

Da mesma forma que você talvez já tenha sido um passageiro desatento, e já chegou a ouvir esse “sermão” do motorista.

Mas será mesmo que bater a porta do carro com muita força é suficiente para danificar o veículo? Ou é somente um mito, que os motoristas criaram para evitar a batida?

Essa dúvida assombra boa parte dos motoristas, mas segundo Marcio Azuma, diretor de segurança da Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA), o processo de desenvolvimento de automóveis prevê ocorrências de pancadas nas portas. Portanto, o veículo também é projetado para esse tipo de caso.

“O projeto tem uma garantia de que a porta não vai quebrar com uma batida mais forte”, explica Azuma.

Detalhando que todas as peças do veículo passam por uma extensa bateria de testes de durabilidade.

Em especial, o plástico deve suportar várias coisas durante sua vida útil: abrasão, altas temperaturas e também as pancadas. “Nenhuma parte da porta vai quebrar de uma hora para a outra por causa de uma batida mais forte”, diz Azuma.

Como o carro suporta o impacto da batida na porta?

A porta do carro é composta de uma borracha que garante a absorção do impacto quando é fechada. Ainda assim, segundo as montadoras especializadas, além dos batentes de borracha, a estrutura do carro é projetada para ter uma absorção de impacto ideal, assim evitando danos futuros.

Então quer dizer que eu posso bater a porta do carro a vontade?

Nada disso! Por mais que uma batida ou outra não vai causar danos ao veículo, impactos constantes pode acabar gerando algum problema a longo prazo.

Se você bater a porta do carro a vida inteira, em algum momento vai perceber um ruído mais alto e até problemas para fechar a porta corretamente.

Conclusão!

Então, podemos afirmar que bater a porta do carro não vai danificar o veículo. Porém, o motorista pode acabar correndo o risco, caso insista em bater a porta do carro toda vez que for dirigir.

Se torne um associado da ABM Auto!

Que tal evitar a surpresa e contar com uma proteção veicular de altíssima qualidade para resolver tudo para você? A ABM Auto garante a melhor proteção para o seu veículo! Venha conhecer os nossos serviços, entre em contato!

Gostou deste artigo? No Blog da ABM Auto você encontra conteúdos exclusivos. Confira!